- Área: 300 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Hiroyuki Oki
-
Fabricantes: Daikin, Duravit, Fibaro
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em Nha Trang, uma cidade costeira no sudeste do Vietnã, esta casa de férias tem uma localização privilegiada. Como se tivesse sido esculpido na colina, o terreno de 500 metros quadrados se beneficia de uma vista única para o mar, para a baía e as montanhas ao fundo. O objetivo do projeto era encontrar soluções logo na etapa inicial de sua concepção para conseguir otimizar essa experiência visual e gerenciar a alta densidade de construções dessa área residencial no futuro.
O projeto geral enfatiza a simplicidade da forma, o uso de materiais naturais e crus e algumas funções inovadoras internamente. Além disso, o contraste entre as influências brutalistas da construção principal e os espaços internos cuidadosamente elaborados é intenso. A experiência dos visitantes, ao entrar, é real.
A propriedade é acessível a partir da rua de trás, na parte superior do terreno. Consistindo de uma parede de pedras escultóricas esculpidas, em referência ao entorno imediato muito rochoso, a fachada na rua é completamente opaca. Garante privacidade e orienta radicalmente a casa para o mar. Os conjuntos de sombra e luz nos blocos de granito adicionam um efeito dramático e criam uma forte impressão para quem chega da da rua, tanto de dia quanto à noite.
Uma escada aberta leva ao andar térreo. O espaço é completamente aberto graças ao projeto estrutural, que permitiu remover todas as colunas frontais, exceto dois apoios integrados à estrutura das janelas. Com cozinha e espaços técnicos mantidos na parte de trás, não há obstáculos para apreciar a vista panorâmica.
Com as grandes janelas abertas, espaço interno e externo estão em perfeita continuidade espacial. A sala foi rebaixada no nível do solo para manter a vista desobstruída enquanto a piscina de borda infinita conecta o céu e a paisagem com o lugar.
A escada escultural em espiral, colocada numa posição central, é o ponto focal do projeto de interiores, visualmente forte o suficiente para trazer um equilíbrio em relação à atração natural da vista do oceano.
Dependendo das necessidades dos indivíduos e da família, o primeiro andar pode ser totalmente transformado com o movimento de paredes divisórias de madeira e de correr. É possível configurar um espaço totalmente aberto, mas também um pavimento dividido em múltiplas combinações, com um máximo de 3 quartos com ar condicionado e cada um com seus próprios banheiros a céu aberto. Este sistema lúdico foi implementado para poder maximizar as visuais e interações. A madeira é o material dominante, oferecendo aparência e sensação acolhedoras e luxuosas, em contraste com os blocos de pedras rústicas dos banheiros.
O quarto principal foi projetado com uma galeria de vidro retrátil motorizado. Na posição estendida, a casa desaparece e a experiência visual do “cenário do mar” sob as estrelas é total.
Em contraste com a simplicidade das formas de construção, os múltiplos efeitos estéticos e elementos funcionais impactam fortemente e, ao mesmo tempo, mantém-se o maior valor da casa: a beleza do cenário que pode ser apreciado de todos os cantos.